quinta-feira, 23 de fevereiro de 2023

Acabar com a tragédia na habitação


Um dos requisitos básicos para se ter acesso a um apartamento social na cidade de Viena é ter rendimento anual abaixo de determinado valor.
E qual é esse valor?

1 pessoa: 53,340 €

“Os limites de rendimento relativamente altos (75% da população vienense ganha menos) garantem que a “classe média” também tenha acesso ao estoque de moradias subsidiadas de Viena.” - Município de Viena

E depois leio comentários a dizer que habitação social é apenas para pessoas carenciadas... é preciso ser proprietário para se dizer uma coisa destas...
Mas é verdade, a “classe média” tem carência de habitação, o Estado português falhou e falha em cumprir a constituição portuguesa.

Também já li que a habitação social depois fica degradada pois a cidade não tem recursos para a manter. Então expliquem-me como encontrar um prédio devoluto em Viena é como encontrar uma agulha num palheiro! É elevadíssimo o nível de ordenamento e preservação naquela cidade, deve ser o “mercado livre” o responsável!…

Capitalismo, especialmente na sua fase financeirizada, cria mercadorias inacessíveis à maioria das pessoas, mas como a ubíqua propaganda (seja nas opiniões dominantes como no marketing/ publicidade) adora fazer crer que o problema é do indivíduo por não conseguir aceder a essas mercadorias. Habitação reduzida a mera mercadoria é tragédia social, e nós estamos a viver essa tragédia, há responsáveis por esta tragédia.

Os negacionistas da grotesca crise na habitação que aflige o povo português serão derrotados, e estão cada vez mais ao nível daqueles que dizem que a terra é plana!


Habitação social Friedrich Engels-Platz, Viena


Habitação social Bela Vista, Setúbal

Sem comentários:

Enviar um comentário