domingo, 29 de agosto de 2021

O Partido “Socialista” não é teu amigo

 

Quando em 2008 o presidente da CIP (Confederação Empresarial de Portugal) disse “fez melhor do que um Governo de direita” ele estava-se a referir a um Governo apoiado pelo Partido “Socialista”. Acham natural um Partido dito “Socialista” servir melhor os interesses do patronado no que diz respeito à legislação laboral do que os partidos de direita? É assim que o Partido “Socialista” defende os interesses do trabalhador?

“… o Partido Socialista foi o partido que mais concordou em mudar a legislação laboral desde o 25 de Abril de 1974.” - do artigo “Precariedade e socialismo” de João Ramos de Almeida, no blog Ladrões de Bicicletas. Leiam o texto se querem saber mais sobre como o Partido “Socialista” tem vindo a “proteger” os interesses do trabalhador. 

Nós podemos responsabilizar o Partido “Socialista” por muito do mal que se vive em Portugal, por muitas das dificuldades que tanta gente enfrenta, o que eu não posso fazer é culpar o Partido “Socialista” por aquilo que não é culpado, e o Partido “Socialista” não pode ser responsabilizado pelo Socialismo que não pratica nem praticou ao longo de décadas.

O Partido “Socialista” não só não é Socialista como não tem qualquer ambição de o ser, logo, porque razão se chama “Socialista”? Qual é a razão desta desonestidade?
É verdade que o Partido que não é Socialista usa uma certa retórica social, inclusiva, “nós estamos nisto juntos” que contrasta com uma certa retórica anti-social e até predatória que os partidos à direita utilizam mas isto é apenas forma, não é conteúdo, é a exploração de uma estética progressista, e esta estética é explorada porque é atraente, bela, porque muitos querem acreditar em algo melhor, no progresso humano.

A classe dominante, os Donos Disto Tudo, convivem muito bem com o “socialismo” do partido que não é Socialista, eles sabem que os governos apoiados pelo partido não colocam em causa os seus interesses.

Sem comentários:

Enviar um comentário